Alunos do Ensino Médio recebem mais de R$ 13 milhões em bolsas no RS
Mais de 79 mil estudantes da rede estadual do Rio Grande do Sul foram beneficiados com R$ 13,3 milhões em bolsas do programa Todo Jovem na Escola.
RIO GRANDE DO SULÚLTIMAS NOTÍCIAS
Redação I
6/22/20262 min read


Alunos do Ensino Médio recebem mais de R$ 13 milhões em bolsas no RS
Mais de 79 mil estudantes da Rede Estadual do Rio Grande do Sul foram beneficiados com um novo repasse superior a R$ 13,3 milhões em bolsas estudantis por meio do programa Todo Jovem na Escola. A iniciativa tem como objetivo combater a evasão escolar e incentivar a permanência dos alunos nas salas de aula por meio de auxílio financeiro.
Programa beneficia estudantes em situação de vulnerabilidade
O pagamento foi realizado pelo Governo do Estado e contemplou 79.765 estudantes do Ensino Médio. Ao todo, foram repassadas 82.379 bolsas, número superior ao de beneficiários devido à inclusão de pagamentos retroativos relacionados à reavaliação de dados e frequência escolar.
A maior parte dos valores depositados corresponde à bolsa mensal referente à frequência escolar do mês de maio. O programa é destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados na rede estadual de ensino.
Para receber o benefício, o aluno deve possuir CPF vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico), manter os dados atualizados e apresentar renda familiar de até R$ 660 por pessoa. Também é exigida frequência mínima de 75% nas aulas.
Valores variam conforme modalidade de ensino
O programa Todo Jovem na Escola oferece diferentes modalidades de auxílio financeiro aos estudantes.
Os alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem bolsa mensal de R$ 150. Já estudantes matriculados em escolas de Tempo Integral ou em cursos técnicos integrados recebem R$ 225 por mês.
Além disso, há um auxílio de R$ 150 para compra de material escolar no início do ano letivo. O programa também concede o chamado Prêmio Engajamento, no valor de R$ 150, destinado aos estudantes que participam das avaliações educacionais estaduais e nacionais.
Outro benefício é a Poupança Aprovação, que garante depósito de R$ 300 ao final de cada etapa concluída do Ensino Médio. O valor permanece aplicado e pode ser retirado integralmente após a conclusão dos estudos.
Combate à evasão escolar
Criado em 2021, o programa tornou-se uma das principais políticas públicas voltadas à permanência dos jovens na escola. O objetivo é reduzir os índices de abandono escolar e ampliar as oportunidades educacionais para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica.
Segundo o Governo do Estado, desde a criação do programa já foram repassados mais de R$ 634 milhões para alunos das três séries do Ensino Médio em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
A iniciativa busca garantir melhores condições para que os estudantes permaneçam frequentando as aulas, concluam a educação básica e ampliem suas perspectivas de acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior.
Educação recebe incentivo financeiro
O investimento reforça a estratégia do Estado de estimular a permanência dos jovens na escola e fortalecer a educação pública. O auxílio financeiro tem sido apontado como uma ferramenta importante para reduzir a evasão escolar, especialmente entre estudantes de famílias de baixa renda.
Com mais um repasse milionário realizado neste mês, milhares de estudantes gaúchos seguem sendo beneficiados pelo programa, que continua entre as principais ações de apoio à educação e inclusão social no Rio Grande do Sul.
Fonte Oficial do Programa:
https://educacao.rs.gov.br/governo-deposita-mais-de-r-13-3-milhoes-em-bolsas-para-estudantes-do-programa-todo-jovem-na-escolas
Tags:
Rio Grande do Sul, Ensino Médio, Educação RS, Todo Jovem na Escola, Bolsa Estudantil, Rede Estadual, Estudantes RS, Governo do RS, Evasão Escolar, Educação Pública

